Moradores dos Bairros Mimoso I e II estão reclamando da falta de coleta de lixo, que não ocorre desde a última segunda-feira (03).

Após denúncias feitas por moradores, Adê Cerrado esteve no local e constatou que o transtorno é devido ao mau cheiro e as sujeiras que estão se espalhando pelas ruas dos bairros, além dos cachorros que rasgam os sacos, esparramando todo o lixo.

O site Cerrado Em Foco contactou a prefeitura que emitiu a nota a baixo;

Apesar das campanhas de conscientização, o descarte incorreto de cacos de vidro e materiais cortantes continua colocando em risco a saúde dos coletores e prejudicando a prestação do serviço em Luís Eduardo Magalhães.

Na manhã desta segunda-feira (03), mais um funcionário foi afastado do trabalho para atendimento médico e comprometeu o serviço em diversas ruas dos bairros Mimoso I e II. Ele se machucou ao recolher um saco contendo material perfurocortante sem nenhum tido de identificação. Há doze dias, moradores do bairro Jardim das Acácias viveram situação semelhante quando outro funcionário se cortou pelo mesmo motivo.

Segundo a empresa MM, responsável pela coleta de lixo no município, em 2019 já foram 14 funcionários afastados do trabalho de coleta de lixo por ferimentos durante o trabalho. De acordo com o secretário de Infraestrutura de Luís Eduardo Magalhães, todos os coletores utilizam equipamentos de proteção individual, mas nem sempre é possível evitar os acidentes.

“Às vezes os materiais são tão perigosos que nem os EPI’S são capazes de evitar maiores problemas. O problema só será solucionado quando toda a população resolver colaborar com os funcionários da limpeza pública”, comentou Marciano Pauletti. “Amanhã, dia 05, o trabalho da coleta de lixo comum já funciona normalmente nos bairros Mimoso I, II e III e em toda a cidade”, continuou.

Para reduzir os riscos de acidente, a população deve separar e embalar corretamente os materiais perigosos, como lâminas, facas, agulhas, palitos, pregos, espelhos e vidros. Estes resíduos podem ser acondicionados em caixas de leite vazias ou garrafas pet. Outra sugestão é colocar o lixo cortante em caixas separadas e sinalizadas, para que o coletor tenha maior cuidado na hora de recolher o material. Reforçando que amanhã, a coleta funciona normalmente.

Assessoria de Comunicação (ASCOM)
Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA