LEM: SAMU realiza treinamento teórico de resgate de Método START Modo de Triagem Treinamento este ministrado pelo enfermeiro Alex Cristiano Cardoso de Oliveira, que possui mais de dez anos de experiência em Urgência e Emergência no SAMU 192. Durante todo o treinamento, houve grande dinâmica entre toda a equipe do SAMU, mostrando o comprometimento e empenho dos profissionais, que estão sempre dispostos a salvarem vidas. O Serviço de […]

Treinamento este ministrado pelo enfermeiro Alex Cristiano Cardoso de Oliveira, que possui mais de dez anos de experiência em Urgência e Emergência no SAMU 192.

Durante todo o treinamento, houve grande dinâmica entre toda a equipe do SAMU, mostrando o comprometimento e empenho dos profissionais, que estão sempre dispostos a salvarem vidas.

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) de Luís Eduardo Magalhães, realizou este treinamento seguindo o método de triagem START, a fim de estar totalmente capacitado para um possível resgate de Incidente de Múltiplas Vítimas (I.M.V.), tendo a necessidade de empregar este método na tentativa de salvar o maior número de vítimas possíveis.

A criação do método START é datado no ano de 1983, quando bombeiros paramédicos de Newport Beach e a equipe médica do Hoag Memorial Hospital (EUA) propuseram um processo de triagem de vítimas simplificado e tratamento rápido (Simple Triage and Rapid Treatment – START). Para tanto, esse método de triagem de vítimas não preconiza o diagnóstico médico e, sim, a classificação das pessoas acidentadas com base nas necessidades de cuidados e chance de sobrevivência.

Como é a categorização das vítimas triadas?

No método START, as vítimas são classificadas pelo estado de gravidade e cada categoria utiliza uma cor para fácil identificação no momento de evacuação e transporte da cena.

O que é o método START?

Imediata (cor vermelha): vítimas com ferimentos graves, porém com chance de sobrevida. Possuem prioridade elevada para atendimento, retirada da cena e transporte. Exemplo: Trauma torácico com tórax instável.

Pode aguardar (cor amarela): vítimas com ferimentos moderados. Podem aguardar um tempo na cena até tratamento definitivo. Exemplo: membros fraturados.

Leve (cor verde): vítimas com ferimentos mínimos, que podem deambular e ajudar outras vítimas mais debilitadas. Essas vítimas são as que costumam causar alguns problemas, pois estão deambulando, assustadas e com dores. Deve-se investir apoio psicológico e orientação para que não sobrecarreguem o serviço terciário de saúde. Exemplo: escoriações difusas no corpo.

Mortos (cor cinza ou preto): vítimas que não respondem a procedimentos simples, como abertura de vias aéreas e com ferimentos críticos que indicam morte iminente. Exemplo: paciente em parada cardíaca, exposição de massa encefálica.

A categorização pode ser facilitada pelo uso de cartões nas cores vermelha, amarela, verde e preta (cinza). Esses instrumentos são colocados em cada vítima de acordo com a gravidade.

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos