LEM: Acidentes de trânsito representam maioria dos atendimentos do SAMU As estatísticas comprovam que os acidentes de trânsito são responsáveis pela maioria dos atendimentos prestados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, em Luís Eduardo Magalhães. Uma realidade confirmada em entrevista cedida pelo coordenador do SAMU ao repórter Adê Cerrado. Leonardo Ramos disse que as ocorrências de trânsito representam de 60 a 70% dos chamados […]

As estatísticas comprovam que os acidentes de trânsito são responsáveis pela maioria dos atendimentos prestados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, em Luís Eduardo Magalhães. Uma realidade confirmada em entrevista cedida pelo coordenador do SAMU ao repórter Adê Cerrado.

Leonardo Ramos disse que as ocorrências de trânsito representam de 60 a 70% dos chamados de urgência e emergência. Em 2018 foram 165 casos de acidentes com veículos, que resultaram em cinco mortes. Nas chamadas envolvendo motos, o número foi bem maior. O SAMU registrou 380 ocorrências, com quatro mortes. Acidentes com bicicletas foram responsáveis por 32 chamadas.

Em 2019, os números confirmam a realidade do trânsito em Luís Eduardo Magalhães. Até a primeira quinzena de abril, já foram 35 acidentes com carros, 57 com motos (2 mortes) e 10 envolvendo bicicletas.

Atualmente a equipe do SAMU de Luís Eduardo Magalhães conta com 31 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores. Além de ocorrências ligadas ao trânsito, as equipes atendem ainda situações de acidentes domésticos, choques elétricos, suspeitas de derrame, afogamentos, engasgos, queimaduras, intoxicações, trabalhos de parto, desmaios, crises hipertensivas, agressões por arma de fogo ou faca, soterramentos, desabamentos e situações gerais de urgência e emergência.

Durante a entrevista, o coordenador destacou a importância de se ter o endereço em mãos no momento da chamada, o nome, a idade e o sexo da vítima, além de um telefone para contato. Ele reforçou ainda a importância de não mexer na vítima antes da chegada da ambulância ao local.

No encerramento, o coordenador solicitou à população que evite os trotes para o SAMU 192. Leonardo Ramos salientou que o tempo perdido em ligações dessa natureza, pode atrapalhar o atendimento a quem realmente está precisando de um atendimento rápido. Ele afirma ainda que algumas pessoas já foram identificadas passando trotes e respondem a processo judicial pela brincadeira de mau gosto.

  • Compartilhe:

Mais notícias
Fale conosco
Siga-nos